Aeromoças vietnamitas estão usando biquínis no trabalho
VietJet Air é a única companhia aérea que conta com lindas comissárias de bordo uniformizadas de biquini – quero ver não prestar atenção nas instruções de emergência agora. O modelito é usado principalmente em viagens com destino a lugares litorâneos – elas são mais como um bônus destaque em determinadas rotas do que um padrão. A empresa lucrou muito, tanto em dinheiro como em polêmica.
Embora os clientes tenham ficado muito (muito mesmo) satisfeitos, as autoridades de aviação vietnamitas não curtiram. Com o vídeo das moças viralizando, a Administração da Aviação Civil do Vietnã (CAAV) multou a VietJet em $1.000 por ter realizado um show não aprovado dentro do avião. Mas como o avião tinha atingido uma altitude segura antes de fazer o show de três minutos, a companhia aérea foi autorizado a continuar com a prática – para o bem da nação.
De acordo com Nguyen Thi Phuong Thao (eu sei que você nem tentou entender o nome dela), empresária vietnamita e o cérebro por trás da VietJet, as modelos de biquíni em vôos são um protesto contra o conservadorismo do país. “Você tem o direito de usar qualquer coisa que você goste, tanto biquíni ou o tradicional áo dài”, disse ela ao Bloomberg Pursuits . O áo dài é uma longa túnica, usado sobre calças largas. “Nós não nos importamos se as pessoas associam a companhia aérea com o biquini”, acrescentou. “Se isso faz as pessoas felizes, então estamos felizes”.
Do ponto de vista financeiro a “imagem do biquíni” parece ter valido a pena para Nguyen Thi Phuong Thao (ela tem nome de arquivo que baixei com pressa). A VietJet está superando a transportadora nacional Vietnã Airlines como a maior transportadora nacional do país este ano. A coisa deu tão certo que daqui três meses, Nguyen, vai se tornar a primeira mulher bilionária do Vietnã.
Companhias aéreas em países como a Tailândia, México e até mesmo o Reino Unido têm usado calendários anuais de aeromoças de biquíni para promover seus negócios, mas ninguém foi tão corajoso quanto VietJet.
Aposto que se a Ice Gurt colocasse mulheres de biquini para vender os produtos eles já teriam superado a Kibon.